Dezembro/21 foi marcado (i) pelo arrefecimento das preocupações com relação à variante Ômicron da Covid-19, (ii) pela forte recuperação dos setores vinculados a inflação e crescimento econômico e (iii) pela redução da volatilidade, no final do mês, na direção dos níveis observados em outubro e novembro de 2021. Com implicações limitadas em nosso portfólio, dois eventos surpreenderam negativamente o mercado e trouxeram certa instabilidade ao longo do mês: o insucesso da aprovação da segunda parte do pacote de infraestrutura e energia limpa no congresso americano e a reafirmação da postura mais hawkish do presidente do Fed.
O cenário mais positivo nos permitiu elevar gradativamente a exposição líquida do portfólio de 58% no fechamento de novembro para 64% no final de dezembro. Decidimos ajustar as exposições beta do portfólio com posições vendidas em índices dos setores industriais e químicos, dada a nossa decisão de aumentar as alocações em produtores de fertilizantes, hidrogênio azul, equipamentos agrícolas, bens de capital para aviação e energia.
EXPOSIÇÃO TOTAL
Com o preço do barril de petróleo próximo aos US$70 no começo do mês, optamos por aumentar a exposição no setor com a redução de nossa posição vendida no índice de empresas de exploração e produção, mantendo as alocações nas empresas desse sub-setor na carteira.
TOP SHORTS
Em dezembro/21 o Atmosphere Global Total Return FIC FIM I apresentou rentabilidade de +3,58%, com volatilidade realizada de 11,86% nesse período. No fechamento do ano, a rentabilidade acumulada é de 13,53%. O portfólio manteve sua baixa correlação com o mercado brasileiro (+0,47) e o mercado americano (+0,60) nos últimos 12 meses, bem como com fundos brasileiros (entre +0,28 e +0,54) e internacionais (entre +0,01 e +0,61).
RENTABILIDADE MATERIAL TÉCNICO FIC 1
As maiores rentabilidades da carteira vieram dos ativos das empresas de fertilizantes, materiais de construção, petróleo e varejistas de energia; esses últimos por conta da execução de seus programas robustos de recompra de ações.
TOP LONGS
EXPOSIÇÕES SETORIAIS LÍQUIDAS
Equipe de Gestão Atmosphere Capital
Para visualizar em PDF clique aqui.